Afinal, o que são sites móveis?

Web Site

Que a tecnologia evolui muito rápido todo mundo sabe, mas onde isso se aplica a nós web designers?

Pare e pense um pouco, lembre-se da internet 8 anos atrás. O que mudou? O que evoluiu?

Você vai perceber que a internet se tornou muito mais do que um meio de comunicação, ela se tornou o principal  meio de comunicação. Imagine o mundo hoje sem internet: as comunicações, os economia, o governo, tudo isso depende da tecnologia que cada cidadão tem o pode usar, porque a internet é livre.

Eu ouso dizer que a internet é como energia elétrica, você só percebe que ela existe quando ela não está disponível. E por isso as pessoas criaram mais formas de estar conectado, hoje em dia o grande hype é o acesso a partir de dispositivos móveis.

Celulares, Smartphones, Tablets, Video games  e outros gadgets agora vem equipados para acessar a rede em praticamente qualquer lugar, mas os sites estão preparados para estes dispositivos?

Um site para dispositivos móveis(ou Mobile) não é apenas “um minisite”, esse conceito é errado. Um Website móvel deve ter o mesmo conteúdo do site para computadores ou pelo menos, oferecer todos os serviços básicos que o website normal oferece,  o que diferencia um do outro é a forma que você vai apresentar esse conteúdo.

Os navegadores desses aparelhos estão cada vez melhores e as vezes renderizando as páginas perfeitamente, porem não é só o navegador que conta nessa hora.

Ao acessar a internet móvel hoje em dia, a tecnologia mais usada é o 3G, que no Brasil, é oferecido a preços caríssimos. As operadoras de telefonia no Brasil criam pacotes que restringem e limitam a navegação de usuários após certo numero de megabites, por tempo ou por tipo de acesso. Ultrapassou seu limite? Pagou.

É aí que entra o principal papel de um Site para dispositivos móveis: a preocupação com a banda que esse site vai consumir. Um site normal as vezes chega a 4MB para ser carregado, que na velocidade e planos atais do 3G é inadmissível,

E como podemos melhorar nossos trabalhos para esses dispositivos?

Existem algumas dicas que podem ajudar:

Pra servir de exemplo, vou deixar uma lista de sites que tem versões apropriadas para dispositivos móveis:

Facebook:

Flickr:

MailChimp:

Amazon:

Fonte: Web Design Blog

Rua Senador Theotônio Vilela, Ed. Convention Center Sala 801 – Cidadela – Salvador/BA

71 3016-4494